quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Sistema Nervoso

O sistema nervoso humano, além de ser o centro de nossas emoções, controla as funções orgânicas do corpo e a interação deste com o ambiente, recebendo estímulos, interpretando-os e elaborando respostas a eles.

É composto pelo sistema nervoso central, e pelo sistema nervoso periférico: o primeiro, constituído de encéfalo e medula espinal, é responsável por processar informações. O segundo, com nervos, gânglios e terminações nervosas, se encarrega pela condução dessas informações pelo corpo.

O sistema nervoso tem um papel importante no movimento. O córtex motor, localizado nos lobos frontal e parietal do cortex cerebral, é a parte do sistema nervoso que controla o movimento. É a partir daqui que é transmitida a informação acerca do movimento para os músculos. Esta informação é transmitida por meio de impulsos nervosos que se propagam desde o córtex motor até aos músculos e indica se estes se devem contrair ou relaxar para se dar o movimento.




Pela figura podemos observar parte das comunicações neurais que ocorrem na origem/execução de um movimento voluntário. Cada porção do sistema possui papel fundamental e específica na qualidade do movimento. (Cordenação, Velocidade, Força, Direção ...)

O córtex atua como planejador, coordenador e originador da ordem para o movimento.

O cerebelo atua no equilibrio e na precisão do movimento. O cerebelo precisa aprender a seqüência de movimentos para que possa executar as correções por isso quando estamos aprendendo algum movimento novo logo no inicio erramos mais, mas a cada vês que executamos o movimento seja certo ou errado o cerebelo esta aprendendo e aprimorando cada vês mais as seqüências excitatórias e inibitórias que devem ocorrer nos músculos agonistas e antagonistas para que o movimento ocorra corretamente.

Os núcleos da base trabalham em associação com o córtex no controle dos padrões complexos de atividade motora, atuam na intensidade, na velociadade e na amplitude que o movimento vai ter.
Os núcleos da base utilizam a memória armazenada no encéfalo para ocorrência da ação motora; Exemplo: Ver uma aranha, lembrar que ela é perigosa e manter suas mãos longe dela.

Já o Tronco encefálico é responsável pelo controle da respiração, frequencia cardiaca, equilibrio/postura e movimentos dos olhos.

A Medula espinhal leva os estimulos elétricos para o sistema nervoso periférico, mas além disso ela é o centro dos arcos reflexos. Ela é subordinada ao cérebro, mas pode agir independente dele.


Como já foi citado acima o sistema nervoso periférico vai conduzir os estímulos até os músculos específicamente.