terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Miologia: O que são os músculos?

São estruturas anatômicas que apresentam a capacidade de se contrair, sob estímulos, transformando energia química em mecânica. Cruzam uma ou mais articulações e pela sua contração são capazes de transmitir-lhes tensão produzindo movimento. Eles representam 40-50% do peso corporal total.

A tensão é originada pela contração de células especializadas denominadas fibras musculares, cuja a capacidade de gerar energia mecânica é controlada pelo sistema nervoso integro.

O músculo vivo é de cor vermelha. Essa coloração denota a existência de pigmentos e de grande quantidade de sangue nas fibras musculares.


Classificação: (Tipos)

Músculos Lisos: Localizados nos vasos sangüíneos, vias aéreas e maioria dos órgãos da cavidade abdômino-pélvica. Ação involuntária controlada pelo sistema nervoso autônomo.

Músculo Estriado Cardíaco: Representa a arquitetura cardíaca. É um músculo estriado, porém involuntário – AUTO RITMICIDADE.

Músculos Estriados Esqueléticos: Contraem-se por influência da nossa vontade, ou seja, são voluntários. O tecido muscular esquelético é chamado de estriado porque possui faixas alternadas claras e escuras (estriações) podem ser vistas no microscópio óptico.


Funções do tecido muscular:

a) Produção dos movimentos corporais: Movimentos globais do corpo, como andar e correr.

b) Estabilização das Posições Corporais: A contração dos músculos esqueléticos estabilizam as articulações e participam da manutenção das posições corporais, como a de ficar em pé ou sentar.

c) Produção de Calor: Quando o tecido muscular se contrai ele produz calor e grande parte desse calor liberado pelo músculo é usado na manutenção da temperatura corporal.  

d) Movimento de Substâncias dentro do Corpo: As contrações dos músculos lisos das paredes vasos sangüíneos regulam a intensidade do fluxo. Os músculos lisos também podem mover alimentos, urina e gametas do sistema reprodutivo. Os músculos esqueléticos promovem o fluxo de linfa e o retorno do sangue para o coração.

e) Regulação do Volume dos Órgãos: A contração sustentada das faixas anelares dos músculos lisos (esfíncteres) pode impedir a saída do conteúdo de um órgão oco.


''Vamos dar prioridade aos músculos estriados esqueléticos, devido sua relação direta com o movimento.''


Componentes anatômicos:

VENTRE: é a parte carnosa, constituída por fibras musculares que se contraem.

TENDÃO: tecido não contrátil, inelástico porém flexível. Está localizado nas extremidades dos músculos, conectando músculo e osso. É composto de tecido conjuntivo resistente e esbranquiçado.  A resistência é devida a orientação longitudinal e paralela das fibras colágenas.

BAINHA TENDÍNEA: estrutura que forma pontes ou túneis entre as superfícies ósseas sobre as quais deslizam os tendões. Sua função é conter o tendão, permitindo-lhe um deslizamento fácil.


FASCIA: Membrana constituída por tecido conjuntivo rico em colágeno, com fibras dispostas aleatoriamente, envolve porções do corpo como músculos e órgãos. Protege e dá sustentação as estruturas.

''Se conciderarmos todo o tecido conjuntivo muscular como fascia, podemos acrescentar neste conceito o endomisio, perimisio e epimisio como porções profundas da fascia.''

Obs: Possui papel significativo no movimento ao percebermos que ao recobrir diferentes músculos e assim juntá-los, qualquer disfunção em uma parte desses tecidos pode interferir no funcionamento do outro.



APONEUROSE: é uma membrana formada por tecido conjuntivo que envolve grupos musculares.

BOLSAS SINOVIAIS: São pequenas bolsas forradas por uma membrana serosa que possibilitam o deslizamento muscular, são encontradas entre os músculos ou entre um músculo e um osso.


RESUMINDO; no movimento.

O ventre se contrai originando a força que fará o movimento. É ''protegido'' por bolsas serosas que dimuem a fricção do músuclo com um osso. O tendão transmite essa força para ao osso, deslizando pela baínha tendínea que diminui o atrito do tendão. A fascia garante a forma e a globalidade do movimento, visto que ela integra diversos músculos.


Classificação muscular, quanto a forma:

A) Longo: Quando o comprimento é maior que a largura. Podem atuar em mais de uma articulação (Mm. Biarticulares).


B) Curtos: Quando a largura é maior que o comprimento.

C) Largos: Forma de lâmina. Revestem grandes cavidades, abdominal e toráxica.



A) Fusiforme
B) Bíceps
C) Digástrico
D) Plano
E) Intersectado
F) Semi-peniforme
G) Peniforme








A forma influenciará no movimento devido a orientação das fibras, e assim no angulo de tração de um músculo. Entre outros fatores, isso determina qual é o músculo principal para determinado movimento.


Tipos de fibras musculares:

Tipo I, de contração lenta ou vermelhas: Possui metabolismo energético de predomínio aeróbico, ligada a esforços duradouros.

Tipo II, de contração rápida ou fibras brancas, as quais se sub­dividem na lIa e Iib.
São capazes de realizar metabolismo anaeróbico, ligadas a esforços mais curtos.

Os músculos esqueléticos de maneira geral possuem esses dois tipos, porém varia a concentração de cada tipo de acordo com o papel por ele executado.


Características funcionais do tecido muscular:

IRRITABILIADE: é a capacidade do músculo de responder a um estímulo. Quando estimulado o músculo contrai-se.

CONTRATILIDADE: é a capacidade do músculo de encurtar ou contrair quando recebe um estímulo adequado. A contração pode resultar no encurtamento, na permanência no mesmo tamanho ou no alongamento do músculo. Ao contrair o músculo produz tensão no sentido de aproximar origem e inserção.

TONICADADE: é a capacidade do músculo de possuir tônus. Tônus é uma leve tensão que está sempre presente nos músculos, mesmo quando o músculo está em repouso. É um estado de prontidão que permite ao músculo atuar mais fácil e rapidamente quando necessário.

EXTENSIBILIDADE: é a capacidade do músculo de alongar-se quando uma força é aplicada.

ELASTICIDADE: é a capacidade do músculo de retornar a posição de comprimento normal de repouso quando a força de alongamento ou encurtamento é removida.


Relação comprimento muscular e tensão:

Tensão refere-se a força produzida (tensão ativa) ou sofrida (tensão passiva) pelo músculo.


Um músculo quando contraí chega a encurtar 30-40% do seu comprimento neutro. Já quando alongado chega a aumentar em 50% seu comprimento.

Insuficiência ativa: Quando um músculo biarticular não é capaz de produzir a amplitude total em ambas articulações simultâneamente

Insuficiência passiva: Quando um músculo biarticular não é capaz de permitir a amplitude total em ambas articulações simultâneamente. Por não possuir o alongamento necessário.

Obs:pg 35 LIPPERT


Tipos de contração muscular:

ISOMÉTRICA:
Uma contração muscular é isométrica quando o músculo se contrai, produzindo força sem mudar o seu comprimento.

ISOTÔNICA:
Uma contração muscular é isotônica quando o músculo se contrai, modificando o comprimento muscular e o ângulo da articulação. Uma contração isotônica pode ser de dois tipos: isotônica concêntrica ou isotônica excêntrica.
Uma contração muscular é isotônica concêntrica quando há movimentação articular, o músculo encurta aproximando origem e inserção musculares, já na contração isotônica excêntrica há movimento articular, mas o músculo parece alongar, ou seja, origem e inserção musculares se separam. A contração isotônica excêntrica regula a velocidade do movimento.

ISOCINÉTICA:
Uma contração muscular é isocinética quando a velocidade é constante mas a resistência varia, só pode ser obtida através de maquinas especiais, como por exemplo o Cybex.






Funções desempenhadas pelos músculos no movimento:

AGONISTA
Agonista é um músculo ou grupo de músculos que produz o movimento. Pode ser chamado de motor principal. Um músculo que não é tão eficiente, mas que auxilia na produção do movimento é chamado de motor auxiliar.

ANTAGONISTA
Antagonista é um músculo que realiza o movimento oposto ao agonista. O antagonista pode opor-se ao agonista, mas normalmente fica relaxado quando o agonista está trabalhando. Quando o antagonista se contrai ao mesmo tempo em que o agonista, resulta uma co-contração.

ESTABILIZADOR
Estabilizador é um músculo ou grupo de músculos que dá sustentação e permite que o agonista trabalhe mais eficientemente

NEUTRALIZADOR
Neutralizador é um músculo que se contrai para impedir um movimento indesejado.

SINERGISTA
Sinergista é um músculo que trabalha com um ou mais músculos para aumentar determinada ação.


Cadeias cinéticas do movimento:

Cadeia cinética aberta: O segmento distal move-se livremente. Ocorre uma maior necessidade de estabilização para a execução correta do movimento, já que a carga pode deslocar-se com maior liberdade. (Exercícios livres, com halteres ou elásticos)


Cadeia cinética fechada: O segmento distal está ''fixo''. A força é perpendicular à superfície de resistência. Pode ser cadeia cinética fechada estática ou dinâmica.
Estática: a extremidade fica imóvel e o corpo mexe. (Flexão no solo, agachamento)
Dinâmica: a extremidade movimenta e o corpo fica parado. (Leg press, Supino inclinado)