quarta-feira, 17 de agosto de 2011

INICIANDO OS ESTUDOS


A palavra cinesiologia origina-se do grego kínesis = movimento e ainda logos = tratado, estudo. Portanto ela pode ser resumida como o estudo do movimento, no caso da fisioterapia o movimento humano.
Inicialmente já percebemos a grande relação dessa com outras disciplinas, como Anatomia, Fisiologia, Biofísica ... e com o decorrer do curso perceberão que compreender o movimento é apenas o primeiro passo para compreender assuntos mais complexos como mecânismos de lesão, avaliação musculo-esquelética, exercícios ou técnicas de tratamento entre outros. Por exemplo, no próximo semestre vocês terão as disciplinas Bases de Métodos e Cinesioterapia, ambas precisam de um conhecimento cinesiológico para serem compreendidas.
Não adianta tentar decorar tudo de uma vez, talvez uma das melhores dicas que podemos dar seja, "Não deixe para estudar um dia antes da prova". O conteúdo exige muita paciência e deve ser compreedido das partes para o todo, ou seja, da osteologia, para artrologia, para neurologia, para miologia, passando pela biomecânica até a cinesiologia.
Bem, estamos no começo de uma escada que não acabará tão cedo, esta disciplina nos dará suporte para iniciarmos esta jornada. Assim ao término do semestre seremos capazes de continuar subindo, mas daí por conta própria.