segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OSTEOLOGIA

Os ossos são a porção rígida do nosso corpo, protege os órgãos e serve de estrutura de fixação e alavancagem para os músculos. São uma forma especializada de tecido conjuntivo cuja a principal característica é a mineralização (cálcio) de sua matriz óssea (fibras colágenas e proteoglicanas).
No interior da matriz óssea existem espaços chamados lacunas que contêm células ósseas chamadas osteócitos. Cada osteócito possui prolongamentos chamados canalículos, que se estendem a partir das lacunas e se unem aos canalículos das lacunas vizinhas, formando assim, uma rede de canalículos e lacunas em toda a massa de tecido mineralizado.
Quanto a irrigação do osso, temos os canais de Volkman (vasos sangüíneos maiores) e os canais de Havers (vasos sangüíneos menores). O tecido ósseo não apresenta vasos linfáticos, apenas o periósteo tem drenagem linfática.
O periósteo é uma delgada membrana conjuntiva que reveste o osso, com exceção das superfícies articulares. Apresenta dois folhetos: um superficial e um profundo (contato direto com o osso). Além da função de proteção, o periósteo é responsável pela reconstituição do osso em casos de fratura.
O endósteo é um tecido que reveste tanto o osso que está voltado para a cavidade medular quanto as trabéculas do osso esponjoso.

Classificação dos Ossos quanto à forma:
a)Ossos planos: Esterno, Ilíaco ...
b)Ossos curtos: Carpais, Tarsais ...
c)Ossos irregulares: Vertebras, Sacro ...
d)Ossos longos: Tíbia, Úmero ...